top of page

PROJETO

PROJETO

"I don't believe you have to be better than everybody else. I believe you have to be better than you ever thought you could be."

Ken Venturi

 

As redes de terra assumem um vital papel em qualquer instalação elétrica, requerendo assim uma cuidada atenção aquando do seu dimensionamento. Como se sabe, a importância de realizar um projeto de terras não está relacionada apenas com a questão de proporcionar meios para escoar as correntes elétricas para a terra, em casos de falha, evitando que os equipamentos ultrapassem os limites técnicos e garantindo assim a continuidade de serviço, mas também para assegurar a segurança das pessoas que se encontram na proximidade da instalação.

 

Na maioria dos casos, é relativamente fácil reunir todas as condições necessárias para a realização de uma rede de terras. Todavia, o problema agrava-se quando o solo apresenta elevados valores de resistividade, ou, se se quiser complicar, várias camadas com diferentes resistividades. De maneira a contornar esta situação, e ajudar a melhorar a performance das redes de terra, torna-se fundamental desenvolver este estudo aprofundado e esta metodologia a que me proponho.

 

 

MOTIVAÇÃO

 

Apesar de a maioria das metodologias de cálculo terem sido desenvolvidas considerando o solo como um meio homogéneo e isotrópico, uma representação deste estratificado em várias camadas com diferentes resistividades, traduz-se numa representação mais próxima da realidade. Resulta assim a necessidade de desenvolver uma metodologia para o cálculo de valores de resistência de terra em solos de várias camadas de diferentes resistividades e para vários tipos e configurações de elétrodos.

bottom of page