top of page

CONCLUSÕES

  Ao finalizar esta dissertação, e fazendo uma perspetiva de todo o trabalho realizado, é possível salientar alguns pontos importantes desta temática assim como algumas conclusões técnicas relacionadas diretamente com a análise de resultados obtidos. Assim, e depois de uma vasta pesquisa bibliográfica, é possível salientar a importância do dimensionamento de uma resistência de terra ao nível da segurança de indivíduos, sintetizar alguns dos métodos estudados para o cálculo à priori da resistência de terra, assim como métodos de cálculo e medição da resistividade do solo.

  As principais conclusões práticas desta dissertação são retiradas do Capítulo dos resultados, uma vez que é neste que são efetuados estudos para situações mais próximas das que poderão ocorrer na realidade de uma instalação elétrica.

  No que diz respeito à resistividade do solo, concluiu-se que é muito importante realizar várias medições, com espaçamentos diferentes e em várias direções, uma vez que apenas a partir da sexta medição é que os valores medidos não variam substancialmente. É também evidente, através do estudo realizado, que a primeira camada têm uma maior influência no valor da resistividade.

  No que concerne ao estudo realizado para a resistência de terra, apenas foram testadas alterações relativas às características dos elétrodos. Não foram testadas as medidas apresentadas nuns dos capítulos da dissertação relativas à resistividades do solo, uma vez que é computacionalmente impossível por se tratarem de medidas unicamente práticas.

  No primeiro e principal estudo, relativo ao aumento do número de elétrodos, concluiu-se que a resistência de terra diminui significativamente, comprovando a constante afirmação de que um sistema de terra, quase nunca é constituído por apenas um elétrodo. Concluiu-se também que a partir de determinado número de elétrodos, é dispensável instalar mais elétrodos, uma vez que a diminuição deixa de ser significativa. Para além disso, constatou-se que o número de elétrodos e a área devem estar em conformidade, uma vez que muitos elétrodos, numa área pequena, pode originar um aumento da resistência de terra. Uma possível razão para isto acontecer é o facto de serem criadas resistências entre elétrodos por se encontrarem muito próximos.

  No estudo realizado para a variação da área concluiu-se isso mesmo. Aumentando a área, o espaçamento entre os elétrodos também aumenta e, como resultado, a resistência de terra diminui.

  Relativamente aos estudos realizados com a alteração das características dos elétrodos, nomeadamente no tamanho e raio, concluiu-se que com o aumento de ambos resulta uma diminuição da resistência de terra. No entanto, o comprimento do elétrodo tem uma maior influência, muito possivelmente porque, para além de aumentar o caminho por onde a corrente pode escoar, como no aumento do raio acontece, em casos em que a resistividade da segunda camada é inferior uma maior percentagem do elétrodo passa a estar em contacto com um solo melhor.

  Na mesma ordem de ideias, com o aumento da profundidade de enterramento, o elétrodo passa a estar mais em contacto com a segunda camada. No estudo realizado, concluiu-se que quando a resistividade do segundo solo é superior, aumentar a profundidade de enterramento não é aconselhável, uma vez que aumenta a resistência de terra. Pelo contrário, quando a resistividade da segunda camada é inferior, o aumento da profundidade de enterramento é uma medida bastante eficaz de melhorar a resistência de terra.

  Estes estudos foram realizados para três métodos, um dos quais adaptado nesta dissertação, para poder ser aplicado ao caso de estudo. De um modo geral, concluiu-se que esse método, baseado no método de Schwarz, apresenta resultados muito semelhantes ao restantes métodos, sendo por isso uma alternativa viável. É ainda de destacar o facto de ser muito menos complexo computacionalmente.

Trabalhos Futuros

Depois de um trabalho extenso como o que foi aqui apresentado, surgem naturalmente novas metas e novos objetivos do que aqueles estipulados à priori.

Assim, e depois de finalizada esta dissertação é possível salientar alguns pontos de interesse aos quais, em trabalhos futuros, seria de relevância dar continuidade tais como:

 

- Estudo de solos com mais do que duas camadas e orientações não horizontais;

- Interpolação de alguns valores gráficos de forma a garantir uma melhor fiabilidade e coerência de resultados (método Nahman);

- Criação de uma aplicação para o cálculo da resistência de terra direcionada para um utilizador comum;

- Aplicação da análise e estudo efetuado a um caso prático considerado pertinente.

 

 

bottom of page